É fantástico quando um artista utiliza outra canção para enriquecer seu próprio trabalho e criar arranjos novos. Ainda mais interessante é quando ele utiliza elementos que funcionam bem outras faixas para criar material completamente novo. A playlist de hoje reúne cinco músicas incríveis que contam com samples de outras faixas. Vamos a elas:
5- Money for Nothing – Dire Straits: Com letra pesada, a ácida, Money For Nothing abre e encerra com uma ponta de Sting fazendo backing vocals com o icônico verso ‘I want my MTV’ e sampleando a melodia do refrão de sua própria ‘Don’t Stand So Close To Me’.
4- Young Americans – David Bowie: Um dos maiores sucessos de Bowie nos Estados Unidos, esta faixa sampleia um único verso de ‘A day in the life’, dos Beatles num daqueles samples que apesar de não serem essenciais, dão um toque extra. Curiosamente, John Lennon colaborou extensivamente no disco homônimo.
3- One more time - Daft Punk: De longe o maior hit global do Daft Punk, esta faixa épica deve muito de sua característica contagiante ao sample sobre o qual é criada. A base da canção é uma versão com rotação e tom alterados do instrumental de ‘More Spell on You’, de Eddie Johns.
2- Crazy In Love – Beyoncé: Não é exagero dizer que esta é a melhor canção pop dos anos 2000. A faixa conta com um sample do arranjo de trompas de ‘You’re My Woman (Tell Me So)’ e é difícil dizer se, sem ele, teria o mesmo refrão fulminante que a tornou um single #1.
1-Stronger- Kanye West: Este single de Kanye é completamente construído a partir do refrão de ‘Harder, Better, Faster, Stronger’, do Daft Punk, que é utilizado com vocais e tudo. Ao invés de um mero capricho preciosista, o sample se torna absolutamente fundamental para a canção e o resultado é uma pérola de produção e mixagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário