terça-feira, 10 de janeiro de 2012

'We Are Young' Fun. Feat. Janelle Monáe


O melhor termo para descrever ‘We Are Young’, novo single da banda Fun, é 'montanha russa sonora'. Isso porque a canção pula de uma sonoridade para outra como um carrinho corre pelas diversas curvas de uma montanha russa.
A faixa inicia com uma cadência urgente e cheia de tambores de caixa, fazendo contraponto ao timbre agudo do vocalista até que  uma quebra de ritmo pouco antes do refrão altere completamente a faixa. É como se o ouvinte estivesse, lentamente, mudando a rádio em seu aparelhinho analógico para então, se posicionar em outra estação que agora toca o refrão melódico de uma faixa completamente nova, repleta de bumbos largos e graves amplos que preenchem a canção em um trabalho conjunto entre bateria, guitarras e os sintetizadores. Até mesmo a voz do vocalista assume outra textura, buscando notas mais altas para atender a melodia.
A idéia geral que fica ao ouvir tudo isso é que a música não fora finalizada de forma apropriada e que precisava de mais trabalho para trazer unidade às diferentes texturas que a compõem. No meio de tanta coisa acontecendo, a presença de Janelle Monáe se torna completamente descartável, uma vez que sua voz acaba soando apenas como mais uma textura adicionada à música.
Repleta de momentos agradáveis (o refrão é ótimo), embora diferentes entre si,  ‘We Are Young’ parece sofrer com a negligência de seus produtores, que terminam por criar uma canção que apesar de soar bem, é enfraquecida pela fragmentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário