quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sucesso, Referências e Mamonas Assasinas


Comprei recemente uma nova cópias do único álbum de Studio dos Mamonas Assassinas, e qual não foi minha surpresa ao reparar que o disco já teve mais de 40 tiragens – o que, somado ao fato de esta contagem ter sido iniciada em 2002, 6 anos depois de o álbum ter tingido um milhão de cópias, leva a números que sequer posso imaginar.
Tamanha popularidade é apenas um reflexo do brilhantismo do disco, que pode ser considerado um curso básico de música e cultura pop. Apesar de curtir os Mamonas na infância, os deixei de lado durante a adolescência por achá-los demasiado bobos, mas voltei minha atenção novamente a eles ao perceber a grande quantidade de referências a outros estilos presente em seu trabalho.
Um dos grandes feitos dos Mamonas foi permear com outros estilos um rock que, apesar de tecnicamente imperfeito (os arranjos de bateria são em geral fracos), é marcado pelo brilhantismo. Ao som são incorporados diversos estilos – algumas vezes de forma mais orgânica ( como o vira português em ‘Vira Vira’ ou ‘Jumento Celestino’, um medley de rock com música nordestina) em outras nem tanto – (como ‘Lá Vem O Alemão’, que junta rock e pagode).
Como se já não fosse o bastante, a banda ainda enxerta samplers vindo de toda parte:são riffs e trechos de clássicos do The Clash, Radiohead, Steppenwolf, Dream Theater e até uma vinheta do jogo ‘Mortal Kombat’ e a risada do pica pau entram no jogo, mas sem a versatilidade do vocalista,que vai do grave ao agudo e consegue emular os maneirismos vocais de Falcão, Roberto Carlos, Roberto Leal, Netinho, Belchior e muitos outros, muitas destas referência não seriam tão ricas.
Os interlinks também aparecem nos títulos das músicas e vão muito além dos estilos musicais. Há alusões a cinema, videogames, e até mesmo à a febre das vendas pelo telefone vigente em meados da década de 90.
Com tantas referências (certamente há muito mais do que as citadas aqui), o disco dos Mamonas é sem dúvida um grande exercício de intertextualidade para aqueles que querem conhecer um pouco mais de música. É interessante notar também que o trabalho continua a funcionar muito bem - embora em uma esfera mais superficial - para o ouvinte desavisado que deixa passar estas relações e foca apenas nas letras engraçadinhas e é uma pena que é por esta qualidade, a menor de todas, que os Mamonas tenham ficado marcados.

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