Convidada para se apresentar no
Miss Universo, Cláudia Leitte viu na performance uma chance de alavancar sua
popularidade em todo o planeta. Para isso, escolheu seu novo single, uma faixa “tipicamente
brasileira”.
O grande problema é que ‘Locomotion
Batucada’, a música em questão, é brasileira até demais. Ao invés de ter a sonoridade
brasileira como característica mais contundente, a faixa salta aos olhos (ou
aos ouvidos) pela falta de direção de sua produção. Cantada em português,
inglês e espanhol, a faixa incorpora elementos do funk, da percussão baiana, do
samba. Tudo isso entremeado por uma sem graça linha de sintetizador que tenta
trazer um toque de eletropop para a canção.
Aliada ao excesso de instrumentação
da faixa está a voz de Cláudia, que canta num tom absurdamente estridente e desconjuntado,
sempre acompanhada por backing vocals igualmente risíveis.
Mesmo com a audiência de cerca de
2 milhões de pessoas em todo o mundo, Locomotion Batucada não parece ter
emplacado em nenhuma parada musical (além da brasileira, na qual dá seus
primeiros passos) e é interessante notar que Cláudia tenha optado por uma faixa
com qualidade de produção tão questionável para dar o pontapé inicial a uma
possível carreira internacional. Será que esse é o melhor que ela consegue
fazer? O fato é que toda vez que Cláudia tenta se aproximar do pop o resultado
é vergonhoso. Vide ‘Água’, ‘Famosa’, ‘Samba’ e agora ‘Locomotion Batucada’, que
já é fail até no nome.
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