quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Música Misteriosa


Um belo dia, no ônibus, ouvi uma música que tocava alto no carro parado ao lado no sinal. Era uma música antiguinha, daquelas que não podia faltar em ao menos uma de minhas playlists. Rapidamente saquei meu caderninho para anotar algumas palavras da letra e baixá-la mais tarde. Mas era tarde. O carro havia aberto, o carro tinha partido e deixado aquela melodia na minha cabeça.
A partir daquele momento, uma busca intensa começou – e não há nenhuma hipérbole aqui. Me lembrava de ter ouvido a música aqui em casa, então corri por todas os discos antigos do meu pai – intermináveis coletâneas Good Times. Sem nenhum resultado, eu solfejei a música para alguns amigos, perguntei a alguns alunos mais velhos, ouvi Antena 1 Lite Fm por infindáveis horas, baixei todos os programas que prometem reconhecer músicas com apenas uma nota ou duas e até assoviei a melodia na caixa postal de voz de um amigo. Tudo em vão.
Era mais do que pura curiosidade mórbida. Descobrir qual era a maldita música já havia se tornado uma questão de honra e eu estava determinado a fazer o que fosse necessário. Eu sabia pouco sobre ela: Os vocais certamente eram de um daqueles grupos de harmonias vocais típicos do R&B e o arranjo de bateria sintetizada indicava que a música devia ser lá do meio dos anos 90. E se fosse de algum cantor que eu já conhecia? Não podia ser da Lauryn Hill? Kool & the Gang, talvez? Mas será que não era mesmo de uma trilha sonora de novela? Pois durante infindáveis horas eu ouvi pacientemente cada uma das músicas de absolutamente todas as trilhas sonoras internacionais de novela já lançadas pela Globo desde de 1990. Nada escapou da minha busca, que a essas alturas já durava mais de oito meses. Até mesmo aqueles comerciais de coletâneas que você podia comprar pelo 011 1406 (quem lembra?) e que a gente cantava como se fosse uma música só nos intervalos da Rede manchete eu ouvi.
Assim, mais de um ano se passou e nenhum dos meus esforços tinha me levado a lugar nenhum até que um dia, assim sem o menor esforço, os primeiros acordes da música interromperam uma conversa que rolava durante uma festinha regada a JB FM. Extasiado pela graça que me havia sido concedida, eu fui pra mais pertinho do rádio, como que numa tentativa de não deixar a música escapar novamente. Mas desta vez seria diferente. Rapidamente saquei o telefone e teclei os primeiros três ou quatro versos que ouvi diretamente no Google e lá estava ela. Tão perto e tão longe. Na verdade, nenhuma das minhas suposições estava correta. Não era trilha de novela, não tinha em nenhum CD do meu pai e não, não, não tinha tocado nos comerciais da Rede Manchete. Mas ela estava ali. A busca havia acabado. :)


2 comentários: