No último domingo tive a oportunidade de ver de perto uma lenda viva, um dos maiores compositores do rock do todos os tempos, um dos mais importantes membros de uma das bandas mais célebres de todos os tempos, sir Paul McCartney. Macca passou pelo Rio de Janeiro com sua Up and Coming Tour, provavelmente o melhor espetáculo que já vi na vida.
No geral, quando se fala em espetáculos de turnê, os setlistings são sempre bastante óbvios. Salvas uma ou outra exceções,eles se limitam a uma compilação de singles acumulados ao longo da carreira acrescentados de uma ou duas músicas novas (de preferência, os singles mais novos). No caso de Macca, a história é diferente. Com um sem fim de singles de sucesso, seja em sua carreira solo ou com os Beatles, Paul parece fazer um equilíbrio ao montar um programa que inclua as canções que o público quer ouvir e as que ele e sua banda queiram cantar, e a estrutura do espetáculo bastante simples do ponto de vista estrutural (à exceção das gigantescas videowalls que cobrem as laterais do palco), permite que o setlit seja alterado com facilidade. Assim, não há major ou minor hits e as canções que te aguardam no show são sempre uma surpresa: Sem a menor intenção de cobrir seus cerca de 50 anos de carreira, Paul acomoda singles de sucesso como ‘Let It Be’ ou ‘Live and Let Die’ ao lado de b-sides como ‘Blackbird’ ou ‘Sing The Changes’ sem demonstrar a menor resistência em cantar sucessos de sua antiga banda. Ah, e para lucro de todos, ele canta nada menos do que trinta canções (isso mesmo. TRINTA)e passa as quase três horas de espetáculo alternando entre diferentes guitarras ou pianos.
Além de tocar instrumentos durante absolutamente todo o espetáculo, Paul fez questão de ocupar todo o estádio com incríveis carisma e simpatia em doses homéricas (e até arranhou umas frases desajeitadas em português). Tudo isso aliado ao fato de ele ter cantado TODAS as minhas favoritas fizeram da Up and Coming Tour aquele que provavelmente será o melhor show que já vi!
Nenhum comentário:
Postar um comentário