sexta-feira, 30 de julho de 2010

O canal musical sem música



Outro dia resolvi fazer uma coisa que não faz parte da minha rotina: assistir TV. E para isso, escolhi a MTV, já que gosto tanto de música. Seria bom assistir uns clipes recentes e tudo mais. O que me surpreendeu, na verdade, foi uma sequência de programas bobos que não fazem nada além de revelar para mim o que provavelmente não é novidade para ninguém: a decadência da MTV. Responsável nos 80 pelo nascimento da música pop tal como a conhecemos hoje, funcionando como uma catalizadora de tendências, a MTV hoje perdeu seu poder (especialmente devido à internet) e, se antes era inovadora e extremamente relevante para o mercado, hoje sequer consegue atender as necessidades de uma juventude cada vez mais rápida, sucateada pelas novas mídias disponíveis.

Não, o canal não assiste a própria decadência de braços cruzados. Ao longo dos anos, a MTV criou o Urge, o MTV Hits, o MTV Music, o MTV Tr3s e, numa última tentativa desesperada, até mesmo retirou completamente os videoclipes de sua programação (para trazê-los de volta pouco tempo depois), mas todas estas ações foram absolutamente ignoradas pelo publico, reflexo de uma compania acostumada a ditar e não a seguir as regras do mercado.

É uma grande pena que a MTV não tenha sido capaz de evoluir junto com o mercado e que a emissora que foi a responsável pela criação de uma nova era na música pareça estar morrendo com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário