sábado, 29 de janeiro de 2011

Água - Cláudia Leitte


‘Água’ é uma música de fusão que junta o axé da Bahia com o melhor do eletropop. Ou ao menos é o que Cláudia Leitte queria que todos pensassem ao ouvir seu novo single.  Disposta a deixar sua imagem mais pop neste novo trabalho, Cláudia aprendeu direitinho a lição: Da sensualidade constrangedoramente explicita à linha de sintetizador genérica, ela tenta se apropriar da estética visual e sonora que rege o pop music internacional.
É inegável que o single tem algum apelo radiofônico, mas, no fim das contas, ‘Água’ não consegue ser muito mais do que um axé pé de chinelo com muita percussão, e a vibe Kesha do Acarajé também não convence nem um pouco.
Claramente, o que Cláudia tenta fazer aqui é seguir o exemplo de Ivete Sangalo e trazer elementos de fora a fim de conseguir uma sonoridade mais universal. Porém, ainda falta muito para que chegar aos hits crossover de Ivete que conseguem ir além da linha do axé e, de fato, alcançar uma sonoridade mais pop.
Talvez no axé Cláudia Leitte consiga resultados melhores, mas enquanto produzir faixas como 'Famo$a' e 'Água' não vai conseguir muito mais do que dar com os burros n’água...

2 comentários:

  1. Cláudia Leitte é uma das artistas mais sem essência da música brasileira... eqto Ivete se aventura em outros estilos, sem abandonar suas raízes baianas, Claúdia tenta forçar a barra querendo dar uma de Lady Gaga brasileira... ah Cláudia, senta lá!

    ResponderExcluir
  2. cara, achei esse comment mto bom... tipo aquelas mini resenhas d jornal, sbe? excelente XD

    ResponderExcluir