terça-feira, 9 de novembro de 2010

Breaking News - Michael Jackson


Depois de faturar muito às custas da morte de Michael, a Sony Music se prepara para lançar um disco de inéditas do cantor em dezembro. Para isso, a canção ‘Breaking News’ foi lançada como promo single (uma música de trabalho divulgada só para tocar nas rádios e chamar atenção, sem vídeo e sem liberação para downloads pagos)
De certa forma, a faixa é bastante coerente com o que o rei do pop vinha fazendo em seus últimos trabalhos de estúdio: o som r&b característico de seus trabalhos de sucesso, as linhas de bateria sintetizada extensas, e o contra-tempo marcado da faixa são tipicamente oitentista e datados, enquanto alguns elementos modernos são inseridos de forma irregular numa tentativa equivocada de situar a faixa no mercado atual.
Por outro lado, a canção apresenta características que, se não são do feitio de Michael, tampouco podem ser consideradas uma evolução, e a principal delas é o trabalho vocal.  Maneirismos à parte, Michael era um ótimo vocalista e sua voz sempre teve destaque em suas produções, usando o acompanhamento vocal apenas para florear os registros mais baixos,aqui, porém, a voz de Michael aparece mergulhada atrás do backing vocals.
Este trabalho de Michael Jackson traz para o meio musical um assunto muito em voga no meio literário, que é a relevância e a validade de trabalhos póstumos elaborados com base em material descartado em vida por seus autores. No caso específico de Michael, além de ‘Michael’ ser todo formado por canções previamente descartadas no processo de produção, elas certamente ainda passaram pelas mãos dos mais diversos produtores da moda para tornar o material atraente.
Quanto de Michael realmente existe neste disco? Nem ele pode dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário