quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que é rock?


De vez  em quando me deparo com alguém na vida (ou na internet, porque internet não é vida, todo mundo sabe)reclamando de como a Avril Lavigne era mais legal quando fazia rock, ou elogiando o som “pesado” de Britney em ‘I Love Rock n’ Roll’, ou dizendo que Cine é rock e  isto me faz pensar no que é rock no senso comum.
No geral, a idéia de rock parece estar estritamente associada à sonoridade das guitarras elétricas – dos metais – o que não é equivocado, uma vez que o instrumento tem papel fundamental na sonoridade do estilo, mas tomar este som por todo o estilo é uma noção, no mínimo, reducionista e que exclui da lista nomes importantes para o gênero como Elvis ou Bob Dylan por não terem uma sonoridade não carregada.
Muito disto se deve ao fato de o pop ter se apropriado de muito da estética sensual do rock. Isto associado à grande obra de Bob Dylan, que “borrou” as linhas que separam os estilos musicais, permitindo  que certos elementos fluíssem livremente entre eles, só tornou mais fácil para que qualquer que levante o dedo do meio ou bata cabeça num solo de bateria possa ser chamado de roqueiro. Ignorando o fato de que as guitarras são, no fim das contas, só mais um instrumento,  basta ter guitarras mais pronunciadas para ser rock.
Vale parar para pensar nisso, né? Por que se rock for só guitarra, chimbinha é Axl Rose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário